As Tontas Vão ao Céu

sábado, 5 de maio de 2018

Lição 01 - O Papel do Aluno (seminário diário)

Pessoal,
Como falei em uma publicação anterior, fui chamada como professora do seminário de minha ala. A ala estava sem professor, por conta disso os membros do bispado revezaram-se por um tempo para dar aulas e depois acabou virando uma tarefa do secretário.
Após ponderar, senti que minha primeira aula deveria ser a lição 01, para assim poder passar algumas informações para os alunos que não foram passadas anteriormente e algumas regras de "classe".
No mesmo dia que fui chamada, o bispo me adicionou no grupo do Whatsapp do seminário da ala que tem os jovens do seminário diário, os jovens do seminário do lar e seus pais. Lá avisei sobre o horário das aulas (teve uma pequena mudança), o local (minha casa) e que os jovens que chegassem antes do horário iriam ganhar uma surpresa.
Os jovens de minha ala são fáceis de contentar, então não saiu caro a surpresa.rsrsrsrs
Dos 11 alunos alistados, 5 faltaram a primeira aula e apenas uma moça chegou atrasada. Então para os que chegaram cedo, entreguei um saquinho com balas:



Eu comprei um pacote grande de balas, montei 12 saquinhos com 7 balas em cada um. As balas que sobraram coloquei no pote onde cada designação (regência, oração e direção) eles ganham uma bala (ainda farei uma arquivo para esse pote e compartilharei no blog posteriormente).
Para essa primeira aula, preparei uma pastinha para cada aluno:


Inicialmente eu iria entregar todos os papéis na mão, porém entrei na Kalunga e vi o pacote com 10 pasta por R$ 5,60. Achei muito barato e tinha uma grande variedade de cores, porém optei pela transparente por ainda não saber quais as cores favoritas deles:


Dentro das pastinhas tinham os seguintes materiais:


Vou começar de pela esquerda... Coloquei a ficha de inscrição do seminário, pois eles ainda não haviam preenchido. Eu baixei ela direto do site da igreja aqui.
O segundo arquivo foi uma lista das escrituras de Domínio Doutrinário apenas do Livro de Mórmon:




O terceiro arquivo foi um resumo do site da igreja sobre a avaliação do primeiro semestre (publicação aqui).
Na parte inferior da foto tem dois arquivos que montei. O primeiro foi um Boletim de Frequência, onde a cada aula que eles participam, eu assino o livrinho. E cada aula recuperada, eu escrevo no livrinho que eles trouxeram a recuperação:


Para a capa, usei um arquivo que compartilhei em outra publicação
Eu imprimi as capas em papel vergê de 180grs como se fossem 4 por folha, porém foram apenas duas. Já imprimi as capas para o lado direito do papel.
Depois na parte de dentro, imprimi o calendário de aulas do primeiro semestre.
Como minha ala está com quase 15 aulas atrasadas, tive que refazer o calendário do primeiro semestre para poder dar aulas duplas alguns dias.
Deixei um espaço em branco para poder assinar a cada aula presente. E aquelas que eles faltarem, porém posteriormente entregarem recuperações, também irei anotar:


Vocês podem salvar as capelinhas nesse link aqui.
O último material que entreguei na pastinhas foram os cartões de furar das escrituras de domínio doutrinário:


Compartilhei esses cards aqui. Lá tem a dinâmica e arquivo.
Como a turma já havia iniciado, não teve necessidade de colocar o material do aluno, mas quando vocês forem iniciar, podem colocar na pasta também o Domínio Doutrinário.
Eu expliquei sobre os seguintes tópicos:

  • Frequência = qual a frequência miníma para receber a certificação e o estudo das designações diária. Como serão feitas as recuperações e a questão de serem 100% em frequência.
  • Domínio Doutrinário = Como é aplicado durante as aulas. Não vou aceitar que decorem escrituras se não souberem o contexto histórico, quem falou, por que falou e para quem falou.
  • Avaliações = época em que serão aplicadas, como serão e qual o objetivo.

Por fim, fomos para a aula em si. Eu poderia ter usado o mesmo arquivo que montei para quando dei aula para o seminário do lar (publicação aqui) ou ter usado os arquivos da Dayse Teles (publicação aqui), porém, senti que deveria fazer um novo arquivo para usar com essa turma, então montei:



A parte, fiz um arquivo com as citações que estão nos slides e imprimi para entregar para eles:





O Dropbox é o local onde os arquivos são salvos, ele não funciona em celular, por isso deve ser aberto em computador com boa velocidade. Ele é um pouco lento para abrir e nem sempre abre uma visualização do arquivo, mas vocês podem clicar em baixar e o arquivo será salvo normalmente. 
Espero que tenham gostado do(s) arquivo(s) e/ou fotos e que também possam enviar seus arquivos e fotos para serem compartilhados no blog (souumadastontas@gmail.com), Não esqueçam de colocar no e-mail o nome da ala, estaca, cidade e estado. Ao enviarem seus arquivos, enviem sem os nomes de suas alas ou estacas para que eles possam ser usados por mais pessoas. Para informações sobre o uso dos arquivos do blog leiam atentamente as instruções aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.