As Tontas Vão ao Céu

sábado, 28 de agosto de 2010

Embarque na Leitura


As cinco bibliotecas Embarque na Leitura instaladas no Metrô de São Paulo integram o projeto “Ler é Saber” do Instituto Brasil Leitor (IBL). A parceria do Metrô com o IBL - entidade que administra as bibliotecas - facilita o acesso aos livros e oferece acervos completos para empréstimo gratuito. 

A primeira biblioteca Embarque na Leitura foi inaugurada em 1º de setembro de 2004 na Estação Paraíso do Metrô (linhas 1-Azul e 2-Verde). No ano seguinte, foi a vez da unidade da Estação Tatuapé (Linha 3-Vermelha). A biblioteca da Luz (Linha 1-Azul) foi aberta em 2006. 

No final de 2007, mais uma biblioteca entrou em funcionamento na Estação Largo Treze (Linha 5-Lilás). A unidade mais nova – instalada em 2008 - fica na Estação Santa Cecília (Linha 3-Vermelha). 
O projeto Embarque na Leitura conta ainda com uma biblioteca na Estação Brás da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), que foi entregue em 2009. 
Os acervos das bibliotecas contemplam os mais diversos estilos literários: literatura brasileira, auto-ajuda, best-seller, infanto-juvenil, filosofia, religião, ciências sociais, linguística, artes e história, entre outros. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 11h às 20h. Para se inscrever, os interessados devem apresentar documento de identidade e CPF (original e cópia), juntamente com uma foto 3x4. Também é necessário levar o comprovante de residência (original e cópia). Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores são cadastrados e recebem uma carteirinha de identificação com foto e código de barra para fazer os empréstimos, tudo gratuitamente. 

Mas infelizmente, a biblioteca da Estação Largo Treze está sendo fechada. Aparentemente porque não está cumprindo com as metas de cadastrados que os patrocinadores pedem.
Estou furiosa!!! Eu moro em Embu das Artes, perceberam que as bibliotecas que sobraram estão extremamente longe  para mim????
Me digam o que podemos fazer?????

4 comentários:

  1. Nossa, revoltada quando vi que estava fechada! Eu sempre usava a biblioteca do Largo Treze, moro no Grajaú, mas sempre vou pro Embu também, e era MUITO bom pra mim, sempre trocava de livro a cada 10 dias, estou sem saber o que fazer agora, pra continuar lendo com a mesma frequência!

    ResponderExcluir
  2. Je,
    Aqui em Embu (até onde sei) só tem uma biblioteca comunitária no Casa Branca. Eu estarei passando lá para ver que tipos de livros tem e como funciona o empréstimo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Achei muito ruim a biblioteca ter fechado! :(

    Citei o seu blog em um post que fiz sobre isso! Confira: http://lereconhecer.blogspot.com/2011/07/indignacoes-de-uma-bookaholic-2.html

    ResponderExcluir
  4. Mariana,
    Fico feliz que vc tenha comentado sobre meu blog aqui... infelizmente por causa de uma notícia super chata..
    Eu cheguei a mandar para o CQC o acontecimento, mas não foi selecionado para fazer parte do quadro "Proteste Já".
    Bom, pra mim foi uma fatalidade o fechamento da biblioteca, pois mesmo sendo moradora de Embu das Artes eu fazia uso dela.
    Depois do ocorrido, corri atrás de outras bibliotecas e achei alguma aqui em Embu na qual tenho carteirinha. São muito boas, mas não tem os mesmos livros que na da estação.
    Eu sou leiga em relação ao tipo de ação que poderia tomar pra que essa biblioteca voltasse. Foi por isso que ainda não corri atrás.

    ResponderExcluir

Os comentários que tiverem links de blogs, serão excluidos. Assim como os comentários de divulgações de sites, blogs e qualquer outro meio de vendas. Se quiserem que o blog ou produto seja compartilhado no blog, mandem por e-mail.